Caso Santander: selecionar jovens de alto desempenho nas melhores escolas brasileiras de negócio.
A empresa e o contexto

Uma das maiores instituições bancárias do mundo que tem como alvo se posicionar dentre as líderes no mercado, o Santander precisava selecionar, na sua unidade brasileira de International Corporate Banking, alguns jovens profissionais de alto desempenho.

O desafio do Santander para a Tectrain

O processo de seleção solicitado pelos profissionais da área de gestão de pessoas e recrutamento do Santander requeria o desenvolvimento de abordagens inovadoras, que produzissem resultados concretos na escolha dos profissionais que melhor se adequassem aos planos do Banco.

Os objetivos propostos foram:

  • Identificar, entre 30 dos melhores alunos das principais universidades brasileiras selecionados previamente pelo Santander, os mais capazes de dar continuidade aos planos da instituição de avançar rumo à liderança no mercado financeiro nacional.
  • Mostrar a esses jovens profissionais, na prática, os desafios cotidianos da atividade bancária.
  • Verificar como eles se comportariam perante as questões concretas da estratégia e do dia a dia de um banco.

Solução desenvolvida pela TecTrain

Era preciso ver os candidatos em ação durante situações cotidianas de uma instituição financeira, com os desafios e oportunidades comuns a essas ocasiões.

Com o objetivo de ir além dos tradicionais testes e entrevistas e ainda permitir aos candidatos ganharem experiência e conhecimento, como benefício por terem chegado à etapa final de identificação de jovens talentosos, a TecTrain desenvolveu uma série de atividades que, ao longo de alguns encontros, conjugavam interações entre os candidatos e os executivos do Santander.

Apoiado em um laboratório de gestão internacional de última geração, o desenho do programa permitiu analisar a capacidade individual dos participantes em circunstâncias emblemáticas da atividade de um banco.

Resultado

Os executivos do Santander consideraram o projeto desenvolvido pela TecTrain altamente eficiente, pois, além de serem selecionados os profissionais mais adequados e preparados para as funções oferecidas, todos os candidatos tiveram a oportunidade de conhecer o espírito de inovação e modernidade do Banco, além de ganhar experiência concentrada, como benefício pela sua participação.

Evento com Business Game da TecTrain é sucesso de marketing de relacionamento do Bradesco Corporate
A empresa e o contexto

O Bradesco possui uma das maiores carteiras de negócios com grandes empresas do Brasil. O relacionamento de alto nível da sua equipe de gerentes e de diretores com os diretores dessas empresas é um fator primordial para o desenvolvimento de negócios.

O desafio do Bradesco para a TecTrain

Em função da compra de banco especializado em negócios com pessoas jurídicas de grande porte, o Bradesco desejava desenvolver uma aproximação visando o relacionamento entre os seus gerentes e diretores com os diretores das grandes empresas que passaram a ter negócios com o Banco.

O objetivo era o desenvolvimento de um evento que integrasse e aproximasse as equipes comerciais do segmento corporate (voltado para as grandes empresas do país) com os seus clientes, representados pelos diretores financeiros e principais executivos dessas empresas.

Solução desenvolvida pela TecTrain

Com o objetivo de integrar os participantes em um projeto de interesse comum, a TecTrain desenvolveu, em um evento de nível internacional, um conjunto de atividades em torno de um simulador suíço que reproduz o funcionamento completo da Economia de um país.

Esse evento teve a participação de clientes e executivos do Bradesco que, de forma integrada e em equipes, assumiram os papéis de Governo, Banco Central e outros agentes econômicos presentes em uma situação real, gerindo um país virtual. Workshops e análises sobre a Economia brasileira e mundial complementaram a atividade.

Resultado

O sucesso desse programa inovador e de classe internacional superou as expectativas, tornando-o institucional no Bradesco e sendo oferecido também em outras áreas, como para clientes do Banco de Investimento. Segundo a área de marketing do Banco, esse foi um evento de substancial retorno para a instituição.

Avaliação do cliente

“O Macroeconomics foi uma ótima experiência de agregação de valor aos nossos clientes, compartilhando a gestão de conhecimento.”(Paulo Roberto de Oliveira Costa, Superintendente Executivo do Bradesco Corporate)

Avaliação dos participantes

“O Macroeconomics Simulation estava muito bom. Achei excelente o trabalho da TecTrain, em particular dos instrutores. Já participei de alguns eventos (games), mas nenhum com essa qualidade e amplitude.” (Vice-presidente de uma empresa listada no ranking das 500 Maiores e Mellhores da revista Exame)

“Os business games comuns, realizados em cursos avançados ou MBAs, não têm a complexidade de materiais e diversidade de cenários apresentados no Macroeconomics. Eu realmente nunca havia participado de um game tão completo. Além disso, os recursos utilizados tornam esse business game muito superior aos demais. Nota Dez!” (Diretor financeiro de empresa listada entre as 500 Maiores e Melhores da revista Exame).

Business games da Tectrain são a base do programa de formação de trainees do Itaú-Unibanco
A empresa e o contexto

Um dos bancos mais eficientes e de maior valor de mercado do mundo, o Itaú Unibanco tem no seu capital humano um dos focos principais de investimento em aperfeiçoamento e preparação para os desafios cada vez maiores que essa atividade exige.

O desafio do Itaú para a TecTrain

Como base da formação de novas equipes de profissionais, o Itaú implementa anualmente um dos programas de trainees mais disputados do Brasil, com algumas dezenas de milhares de candidatos.

O desafio do Itaú para a TecTrain é o de formar esse diferenciado grupo de jovens talentos em gestão bancária, de maneira que possam compreender como a instituição opera, como gerencia o negócio, e como a atividade desses profissionais poderá contribuir para que o Itaú implemente a sua Missão.

Solução desenvolvida pela TecTrain

O programa de Formação em Gestão Bancária desenvolvido pela TecTrain incorpora um conjunto de atividades que mesclam conceitos e prática, além de uma detalhada visão de negócios e da estratégia do Banco.

Ao final desse programa, os trainees estão aptos a participar do dia a dia de uma instituição complexa e diferenciada como é o Itaú.

Resultado

As soluções adotadas nesse programa, de forma completa ou representada por alguns módulos do programa de formação, têm sido utilizadas também em diversas outras áreas do Banco, como resultado dos benefícios observados.

Avaliação do cliente

“As respostas oferecidas pela TecTrain têm trazido dividendos positivos para o Itaú, consolidando o relacionamento entre as duas empresas e estimulando o surgimento de novas demandas por parte do Banco.” (Executivo da Escola de Negócios Itaú Unibanco)

Avaliação dos participantes

“Muito boa a forma prática de aprender e abordar assuntos.”

“Treinamento extremamente interessante e útil para qualquer área de atuação dentro do Banco.”

“Parabéns! Adorei a sua metodologia e tenho certeza de que ganhei muito conhecimento para o sucesso de minha carreira.”

MBAs do Insper utilizam tecnologia da TecTrain na Disciplina de encerramento do curso
A empresa e o contexto

O Insper, uma das melhores escolas de negócios do Brasil e referência internacional na área, tem no item qualidade de aprendizagem um dos focos principais da sua estratégia.

O desafio do Insper para a TecTrain

Para atender aos seus objetivos educacionais, o Insper necessitava que a disciplina de encerramento dos seus MBAs integrasse os conhecimentos obtidos ao longo do curso, bem como permitisse verificar o nível de conhecimento atingido pelos alunos, com base nos objetivos educacionais propostos (assurance of learning). Além disso, o Insper tem uma visão educacional de empreendedorismo, voltada para a aplicação prática do conhecimento, que deveria fazer parte da solução.

O desafio do Insper para a TecTrain era o de fornecer um business game de nível internacional que estivesse alinhado com essas metas e estratégia educacional, para ser utilizado na matéria de encerramento consolidando o MBA.

Solução desenvolvida pela TecTrain

Utilizando como base um business game internacional referência no mercado, os alunos não só têm a oportunidade de praticarem os conceitos e a aprendizagem obtidos ao longo do MBA, como também a instituição poder utilizar várias funcionalidades desse produto para verificar o nível de aderência de conhecimento dos alunos em relação aos objetivos educacionais propostos.

Além disso, pelas suas características, grande parte da atividade com esse produto é feita a distância pelos alunos, permitindo aos professores utilizarem as aulas de forma mais intensiva, ao mesmo tempo que os alunos contam com mais flexibilidade para atender às suas tarefas com essa disciplina.

Resultado

Em razão da qualidade e do sucesso nos MBAs, essa mesma solução vendo sendo utilizada, com as adaptações necessárias, nos mais variados cursos desenvolvidos de forma customizada para programas corporativos pelo Insper.

Avaliação dos participantes

“O módulo foi essencial para consolidar os conceitos aprendidos durante o curso; nele, tivemos a oportunidade de experimentar desde as habilidades de recursos humanos até os módulos de visão estratégica.” (Aluno do MBA de Finanças)

Solução da TecTrain para a IBM aprofundar interação com clientes do setor financeiro
A empresa e o contexto

Uma das maiores empresas de tecnologia e serviços do mundo, a IBM desenvolve negócios nos mais diversos setores. Um dos maiores segmentos em importância para a sua carteira de negócios é o de instituições financeiras.

O desafio da IBM para a TecTrain

Dada a importância do segmento de instituições financeiras para a IBM, um dos seus desafios foi o de desenvolver conhecimento sobre o setor como base para o relacionamento dos seus consultores especialistas.

Diante desse quadro, a IBM colocou o seguinte desafio à TecTrain: preparar os seus executivos atuantes em toda a América Latina para terem uma visão estratégica e operacional do setor bancário, permitindo a compreensão dos fatores críticos de êxito na atividade e um aperfeiçoamento do diagnóstico das necessidades dos clientes da IBM nesse setor.

Solução desenvolvida pela Tectrain

A solução encontrada foi na forma de um laboratório de gestão de bancos, a partir de uma plataforma suíça de simulação da operação bancária.

Colocando-se na posição dos seus clientes (instituições financeiras), os consultores da IBM adquiriram uma visão de “dentro” dos bancos, identificando de forma prática as necessidades operacionais dessas instituições.

Resultado

A vivência real através do simulador de gestão bancária permitiu que os executivos latino-americanos da IBM melhorassem a sua capacidade de interagir de forma proativa com os seus clientes nesse mercado.

Avaliação dos participantes

* “Excelente curso: equilíbrio práctico y teórico adecuado. Ampliamente recomendable.” (Participante IBM México)

* “Excelente el proceso de enseñanza, me ayudó a entender em uma forma muy buena como es el proceso de un banco, analizarlo y las decisiones como afectan el negocio.” (Participante IBM Colômbia)

* “Felicitaciones por tan bueno curso. Fue altamente didáctico.” (Participante IBM Chile)

* “Creo que fue um gran curso, pues por primera vez nos pusimos los zapatos de um banco y estudiamos las variables más significativas que afectan su desenvolvimiento.” (Participante IBM Argentina)

* “Unos cursos muy dinámicos, entretenidos y enriquecedores. Felicitaciones.” (Participante IBM Venezuela)

Bosch treina equipe de compras com solução da TecTrain
A empresa e o contexto

Atuando mundialmente em um dos setores mais competitivos da Economia, a empresa tem no setor de compras uma das suas áreas estratégicas, seja pelo volume financeiro negociado, seja pela qualidade exigida dos seus fornecedores, seja pela importância na formação do custo dos seus produtos.

O desafio da Bosch para a TecTrain

A equipe de compras da Bosch, formada por engenheiros e administradores, deveria adquirir conhecimento de gestão de empresas, como base para a negociação com os seus fornecedores.

O treinamento deveria ser parte presencial, mas fundamentalmente a distância, dada a dificuldade de reunião dos executivos pela dispersão geográfica das suas atividades no Brasil.

Solução desenvolvida pela Tectrain

Utilizando a mesma metodologia que a TecTrain aplica para o desenvolvimento de executivos de empresas do mesmo porte (foco em desempenho e resultados), os executivos da Bosch foram expostos às práticas de gestão de empresas multinacionais.

Colocando-se na posição dos seus clientes (fornecedores internacionais e nacionais da Bosch), os executivos de compras adquiriram uma visão integrada dessas empresas, identificando de forma prática as suas características operacionais, permitindo uma melhoria nas negociações.

Resultado

A vivência obtida com o curso forneceu conhecimento e argumentos para que as negociações fossem desenvolvidas de forma mais profissional e abrangente no que se refere à avaliação dos limites negociais e riscos envolvidos.

Avaliação dos participantes

“Parabéns pelo treinamento. Realmente, é uma oportunidade ímpar envolvendo estratégia x velocidade de execução.” (Participante Bosch)

Ambev utiliza solução da TecTrain em evento com trainees
A empresa e o contexto

Uma das maiores empresas do mundo na sua área e reconhecida pela eficiência e cultura organizacional focada em resultados, a Ambev oferece um dos mais disputados programas de trainees do Brasil.

O desafio da Ambev para a TecTrain

A vice-presidência de Finanças da Ambev necessitava apresentar para os trainees, já em fase final de treinamento, o funcionamento, responsabilidades e características da sua operação, com o objetivo de atrair, dentre o grupo de trainees, os interessados em seguir carreira na área.

Solução desenvolvida pela Tectrain

Com palestras dos principais executivos da área de finanças da empresa e atividades em torno de um business game especializado, os trainees puderam conhecer de forma prática as relações de causa e efeito das atividades da organização e os seus impactos financeiros na empresa.

Resultado

O entendimento da importância da área de finanças no contexto de uma empresa do porte da Ambev, somado à qualidade do evento comparativamente com alternativas apresentadas pelas demais áreas estratégicas da companhia, atendeu plenamente aos objetivos pretendidos pelos executivos de finanças de atrair e motivar os trainees.

 

PREMIAÇÕES

Os nossos parceiros internacionais receberam mais de 90 premiações nos últimos anos. Isso é o reconhecimento pela excelência das soluções que também estão disponíveis no Brasil pela TecTrain. A nossa parceira Tata Interactive Systems, por exemplo, apresenta um total de 72 premiações internacionais obtidas nos últimos anos, entre eles:
    8 Brandon Hall Excellence Awards 2013
    Top 20 Training Outsourcing Companies 2014
    Top 10 eLearning Content Development Companies 2014
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